O que é?
A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.
A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.
Será feita a análise do macro e microambiente em diferentes aspectos, como:
- Fatores que geram oportunidades.
- Ameaças externas, bem como setoriais.
- Perfil dos clientes e fornecedores.
- Pontos fortes e fracos da concorrência.
- Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.
Como fazer
A pesquisa de mercado é um verdadeiro exercício de comportamentos empreendedores, principalmente na busca de informações, comprometimento e persistência. Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Porém, existem técnicas sistematizadas de pesquisa e formas mais práticas de observação no dia a dia da empresa.
O potencial empresário ou o empresário, interessado em buscar informações no mercado, poderá utilizar fontes de dados primários (aqueles que ele próprio vai encontrar, coletar) ou fontes de dados secundários, ou seja, aqueles já coletados e sistematizados por outros, como instituições de pesquisa, e disponibilizados por governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.
As informações podem ser levantadas por meio de visitas a empreendimentos similares, presencialmente no mercado, por meio da internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.
Cursos e eventos
Saiba mais
(Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/aprenda-a-fazer-uma-pesquisa-de-mercado,e8ea6d461ed47510VgnVCM1000004c00210aRCRD)