0 - R$0,00

Como montar uma clínica de nutrição

by in Empresa on

Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

A Nutrição é a ciência da saúde, responsável pela avaliação, diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de grupos e indivíduos com o objetivo de recuperar ou promover a saúde por meio de uma alimentação adequada.

Com o aumento da popularidade e da importância notada da alimentação na saúde, bem estar, longevidade e desempenho físico das pessoas, a carreira de nutrição vem tendo um crescimento expressivo nas últimas décadas e apresentando oportunidades tanto para profissionais que buscam carreira no segmento quanto para aqueles que desejam empreender seu próprio negócio.

Dentre as diversas opções de negócio no ramo da nutrição/saúde, a “Clínica de Nutrição” é uma opção para profissionais habilitados que desejam empreender na área.

O modelo de negócio “Clínica de Nutrição” está baseado na prestação de serviços diretamente aos consumidores finais (ou através de convênios com empresas, planos e seguradoras de saúde) que buscam o nutricionista para auxiliar em seus tratamentos de saúde, nas suas dietas de emagrecimento, ou para elaborar programas nutricionais para desempenho esportivo. Neste sentido, os serviços prestados por uma Clínica de Nutrição vão desde o diagnóstico nutricional individual até a elaboração de planos alimentares, cardápios e dietas especiais, e também, assessoria a empresas e entidades nas questões pertinentes a profissão.

A renda da Clínica de Nutrição tem como base os honorários pagos pelos serviços prestados e deve ser suficiente para cobrir todas as despesas envolvidas e também gerar lucro compensador para o empreendedor.

Montar uma Clínica de Nutrição pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento, mas não é tarefa simples. Para obter êxito, o empreendedor interessado deverá elaborar um plano de negócio e buscar conhecimento não só para atender os pacientes, mas também para gerir a clínica e competir no mercado.

Procure o Sebrae mais próximo para auxilia-lo neste processo.

Um breve histórico da Profissão de Nutricionista no Brasil

A profissão de Nutricionista surge no Brasil em 1939, quando foi criado o primeiro curso de Nutrição do país, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. No início, o curso apresentava a duração de um ano, ministrado em tempo integral. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos e em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos. A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista e em 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583 que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas.

Consequentemente, a profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para outras áreas, como escolas, restaurantes corporativos, ensino, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família. Hoje, de acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, existem cerca de 100 mil profissionais registrados no Brasil, atuando como funcionários em empresas privadas e governo, como profissionais liberais autônomos, e como empreendedores.

(Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-clinica-de-nutricao,26ecd181c0ed0510VgnVCM1000004c00210aRCRD)

Latest update: 01/02/2017
  • PayPal
  • Boleto
  • Itaú
  • Master Card
  • Visa
  • Amex
  • Diners