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Plano de Marketing

by in Marketing on
Plano de Marketing Pronto

Conheça como fazer e estruturar o plano de marketing pronto!

A sua empresa produz serviços ou produtos de ótima qualidade, mas mesmo assim não está atingindo o nível de lucratividade e reconhecimento que ela “merece” ou que você gostaria? Bom, se está tudo bem nos setores de produção e administração é sinal de que o seu negócio está precisando de um “up” na área de divulgação e marketing. Afinal, de nada adianta investir em produtos de excelente qualidade se o seu público-alvo não ficar sabendo disso, concorda?

O marketing é uma ferramenta do mundo dos negócios usada para dar visibilidade para uma marca, produto ou serviço específico, tendo como objetivo levá-los ao conhecimento das pessoas certas para consumi-los, aumentando o reconhecimento da empresa e, consequentemente, os seus rendimentos financeiros. O marketing não é composto apenas pela divulgação da empresa, mas sim por um conjunto de estratégias que englobam todos os aspectos ligados à relação dela com o público consumidor.

Você sabe utilizar o e-mail marketing? Confira nosso texto sobre o que é um plano de marketing, descobrirá que é uma ferramenta imprescindível no seu negócio.

Fazer uso de um plano de marketing não é uma exclusividade das grandes empresas, muito pelo contrário, a divulgação ampla pode e deve ser feita pelos negócios de pequeno e médio porte, pois só trazem benefícios. A sua empresa está precisando investir mais na divulgação dos seus serviços? Para solucionar os seus problemas criamos este texto com um plano de marketing pronto. Veja mais!

Entenda o Que é Um Plano de Marketing Pronto?

Antes de partir para a ação é necessário começar entendendo a teoria. Um plano de marketing pronto pode ser definido como o conjunto de estratégicas de divulgação que tem o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca, um produto ou serviço e, consequentemente, elevar os seus lucros mensais, sendo desenvolvido de acordo com as necessidades da empresa em questão.

 

Informação Importante!

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento anterior à abertura do negócio. 

 

Caso você ainda não tenha logomarca está na hora de criar a sua. Confira nosso texto sobre como criar uma logomarca.

O plano de marketing pronto não é feito de uma hora para outra, ele é construído dentro de um prazo, visto que requer tempo para fazer o levantamento das informações do negócio.  Além disso, o plano pode ser feito para aproveitar uma oportunidade de divulgação em uma data especial ou para ser desenvolvido continuamente, buscando resultados permanentes.

Por Que a Sua Empresa deve Usar Um Plano de Marketing Pronto?

A sua empresa ainda não tem um plano de marketing? Ela pode estar perdendo muito com isso. Investir no uso de um conjunto de estratégias de divulgação do negócio só traz benefícios, pois ele tem a capacidade de melhorar os seus relacionamentos em todas as áreas, tanto internas quantos externas, otimizando o andamento das atividades e a sua reputação no mercado.

O plano de marketing trabalha com a divulgação da empresa em si, dos seus produtos ou serviços, fazendo uso de informações atuais e reais, o que aumenta as possibilidades de ser assertivo, ou seja, de atingir o público de seu interesse com maior eficiência. A partir das ações de marketing é possível ampliar o reconhecimento da marca, estimular o público-alvo a consumir os produtos e aumentar os rendimentos financeiros mensais.

Plano de Marketing Pronto

O plano de marketing pode ser desenvolvido para atender as necessidades específicas de cada empresa.  Porém, também é possível usar um modelo pronto, que é composto pelas bases de um plano de divulgação para qualquer negócio, simples de ser colocado em prática e trazendo resultados eficazes. Acompanhe abaixo como é um plano de marketing plano:

1- Conheça as Carências da Empresa

A estrutura do plano de marketing pronto começa a partir do conhecimento de quais são as carências da empresa. Nesta etapa, é necessário fazer um levantamento para conhecer todas as características atuais do negócio, bem como quem é o público-alvo, os tipos de produtos oferecidos, os preços praticados, a quantidade de vendas efetivadas, os rendimentos objetivados e os obtidos mensalmente, além do tipo de divulgação que é feita, é claro.

A partir do momento em que a equipe de marketing conhece as necessidades da empresa, ela terá mais praticidade para desenvolver campanhas que reflitam os ideais da marca e, ao mesmo tempo, consiga otimizar os seus serviços, aumentando a sua visibilidade diante dos consumidores em potencial.

2- Estude o Mercado de Atuação da Marca

A sua empresa não está isolada em um universo paralelo, ela está situada dentro de um mercado de atuação, sendo essencial conhecê-lo para aprimorar as ações de marketing. Neste caso, é preciso analisar qual é a situação econômica do setor, quais são as novidades em produtos, o que está defasado, preços praticados, formas de atuação e os volumes de venda do mercado.

Através do estudo do mercado de atuação da empresa é possível coletar dados para atualizar as ações de marketing e reforçar o seu posicionamento ou buscar um reposicionamento, em que seja dito com clareza o que é o negócio, quais são os seus ideais e qual objetivo pretende alcançar.

3- Compreenda as Características do Consumidor Para Trabalhar o Marketing

O plano de marketing pronto tem um ponto que compreende apenas as características do consumidor, que é a parte mais importante de qualquer empresa. Neste quesito, faz-se um estudo de quem realmente é o público que consome os produtos da marca, qual a idade que possui, quanto costuma gastar, com qual frequência, em qual classe econômica se encaixa e o que buscam no seu negócio.

As informações das características dos consumidores permite que os produtos e as abordagens de vendas sejam aprimorados. Por exemplo, se a empresa detectar que tem clientes com poderio financeiro alto, algumas das ações de marketing podem ser investir na sofisticação das embalagens dos produtos e na disponibilização de serviços exclusivos.

4- Enfrente os Concorrentes 

Uma das principais etapas do plano de marketing prevê o enfrentamento dos concorrentes. Em primeiro lugar, é feito um levantamento para descobrir quais são as empresas concorrentes da empresa, desde as de menor expressão até as maiores, sabendo o que elas oferecem, como divulgam os seus produtos, os preços que praticam e como abordam os clientes.

Ao conhecer as características dos seus concorrentes, a empresa pode buscar um posicionamento mais ‘’agressivo’‘ no mercado, colocando em prática aquilo que já é feito e dá certo evitando cometer os mesmos erros da concorrência.

5- Foque Nos Diferenciais da Empresa

Focar nos diferenciais da empresa é uma das bases do plano de marketing pronto. Afinal de contas, é preciso que a marca saiba valorizar aquilo que só ela tem e que ainda não é tão valorizado ou conhecido pelo público-alvo. Por isso, a equipe de marketing deve conhecer o que o negócio tem de diferente, tanto no que diz respeito aos produtos quanto no serviço e tratamento prestado aos consumidores.

Para divulgar os diferenciais da empresa é necessário desenvolver uma ação de marketing completa, em que seja capaz de apresentar o serviço ou produto diferente, especificar quais são os seus benefícios, reforçar que é algo que apenas a marca tem e que não será possível encontrá-lo na concorrência.

6- Desenvolva Ações de Marketing Que Estimulem a Participação dos Consumidores

Uma das premissas do plano de marketing pronto é contar com ações que sejam capazes de estimular a participação dos consumidores, ou seja, trazer o público-alvo para perto da empresa, para que eles conheçam os seus serviços e, posteriormente, venham a consumi-los, tornando-se fiéis à marca.

Para estimular a participação dos consumidores é preciso usar as informações referentes às suas características. Uma das formas mais comuns de atrair a atenção do público é através do desenvolvimento de promoções com sorteio de prêmios ou oferecimento de serviços especiais, descontos e brindes.

Caso você opte por trabalhar com o sistema de brindes para atrair a atenção dos clientes, o ideal é comprar diretamente de fábricas de brindes, com isso o custo será mais baixo.

7- Mensure os Resultados do Plano de Marketing Pronto

O plano de marketing não é composto apenas pelas ações que devem ser colocadas em prática, mas também pela mensuração dos resultados, o que é essencial para verificar se o trabalho está sendo positivo.

A mensuração dos resultados é feita com base na avaliação das ações que foram desenvolvidas em todas as áreas, checando o que deu certo, errado e o porquê. A partir daí, pode-se reavaliar as ações, fazer as devidas correções e potencializar ainda mais o marketing.

Dicas Para Otimizar a Execução do Plano de Marketing

Veja algumas dicas que montamos para você melhorar o seu plano de marketing pronto.

1- Delegue as Funções do Plano de Marketing

O plano de marketing é composto por uma série de estratégias, que vão desde o estudo de informações até a execução das ações. Por isso, para que ele seja mais eficaz e menos trabalhoso é recomendado delegar as suas funções, ou seja, determinar quem serão os profissionais que irão descobrir as carências da empresa, aqueles que irão pensar as ações e os que vão colocá-las em prática.

2- O Plano de Marketing Não é Imutável

Um problema muito comum entre as empresas que nunca usaram o plano de marketing é se deparar com erros de execução. Quando isso acontecer, basta ter calma, revisar o plano e consertar o que está sendo feito errado, realizando os devidos ajustes nas demais ações, mesmo que já estejam em andamento.

3- Aplique Um Plano de Marketing Em Datas Comemorativas

O ideal é que a empresa trabalhe com dois planos de marketing prontos, um permanente para todo o ano e outro desenvolvido especialmente para datas comemorativas, que são mais enxutos e objetivos, focando mais no aumento do número de vendas de um produto ou serviço em específico como, por exemplo, uma empresa de produtos eletrônicos que deseja vender celulares para o Dia das Mães. Se as vendas estão baixas, é interessante também trabalhar os seus funcionários para ensiná-los as melhores técnicas de vendas.

(FONTE: http://www.novonegocio.com.br/marketing/plano-de-marketing-pronto/)

Latest update: 15/01/2017
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